Marketing para Construção tem Método!

A Ryanair e o "humor britânico"

A RyanAir é uma companhia aérea irlandesa reconhecida por suas tarifas de baixo custo e por sua abordagem divertida, relevante e um tanto ousada no marketing. Sua presença nas redes sociais frequentemente se destaca, com uma estratégia que parece simples e direta: tweets descomplicados e filtros do TikTok que conquistam a atenção da Geração Z e dos Millennials, seu público-alvo.

A empresa sempre encontra maneiras de conectar seu conteúdo a notícias atuais, desde o universo das celebridades até eventos políticos e tendências das redes sociais.

Já os britânicos são conhecidos por seu humor ácido. Então, olha esta...

Durante o surto da Covid-19, quando Downing Street, sede do governo britânico, se envolveu em polêmicas por festas durante o lockdown, a RyanAir não perdeu tempo. Uma imagem publicada em um tweet durante esse período mostrava uma alfinetada nada sutil em Downing Street, gerando tanto apoio quanto controvérsia.

Na ilustração acima, à esquerda, está a escala real do nível de contágio e riscos associados à manutenção dos serviços públicos na Grã Bretanha, variando do nível 1, o mais leve, quando a Covid-19 não estaria mais presente no Reino Unido, até o nível 5, indicando um risco de colapso do sistema de saúde, o nível mais grave. À direita da imagem, há uma referência ao potencial das festas do governo britânico, indo de uma simples reunião com queijos e vinhos, nível 1, até uma Rave completa, com todos se divertindo intensamente, nível 5.

É importante lembrar que a RyanAir é uma empresa irlandesa, não é britânica, e que vivem numa rivalidade acirrada. Mas não dava para perder está.

O que levar desta? Tenha um tom de voz e crie postagens direcionadas ao seu público-alvo. Se vc conseguir somar isto à sacadas que aproveitam o momento com humor, bingo!

X (antigo twitter) da Ryanair