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Venda mais e otimize a geração de leads pelo Tráfego Pago?

Descubra como vender mais ao mesmo tempo que otimiza suas estratégias de geração de leads e reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

MARKETING DIGITALGESTÃO DE VENDAS

Demetrius P Borges

6/11/20243 min read

Embora a geração orgânica de leads seja o desejável, muitas vezes ela não é suficiente para atender os objetivos de vendas das empresas. Neste artigo, vamos explorar a equação que determina o gasto total com aquisição de clientes e fornecer algumas dicas para otimização.

Entendendo o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica essencial no marketing digital, calcula-se dividindo o total gasto em marketing digital com tráfego pago pelo número de clientes adquiridos. Para adquirir um cliente se precisa de um número de Leads, e cada um destes Leads tem um custo para ser gerado, o famoso CPL. O CAC então pode também ser representado como o produto do CPL pelo Número de Leads necessários para se conseguir uma venda. Assim, quanto maior for a Conversão de Leads em Clientes, menor será o CAC, da mesma forma, quanto menor o CPL, menor também o CAC.

Entendendo como melhorar a Taxa de Conversão de Leads em Clientes:

  1. Lead Gera Lead: Um lead pode gerar referidos; vendedores bem treinados devem aproveitar cada lead para gerar pelo menos outros 10 leads-referidos.

  2. Qualidade e Eficácia da Equipe de Vendas: Equipes bem treinadas e roteiros bem estruturados com gatilhos para decisão imediata, alinhados com as personas, são cruciais.

  3. Qualidade dos Leads: Leads mais qualificados convertem mais facilmente.

  4. Ofertas e Propostas de Valor: Ofertas claras e atrativas aumentam a conversão.

  5. Concorrência: Mercados competitivos podem exigir mais leads. Avalie sua segmentação, busque nichos e desenvolva ofertas segmentadas.

  6. Ciclo de Venda: Ciclos mais longos necessitam de mais leads. Reveja a jornada do cliente, busque por otimização do processo e possíveis automatizações, isto ajuda a manter o interesse do prospect.

  7. Relacionamento e Engajamento: Foque em relacionamento contínuo isto melhora a conversão. Existem ações para serem tomadas em cada etapa da jornada do cliente.

Entendendo o Custo por Lead (CPL)

O outro fator que compõem o CAC, como vimos, é o Custo por Lead (CPL), que, por sua vez, pode ser desmembrado em quatro elementos: Custo por mil impressões (CPM), Cliques no link de captura do lead (CTR), Frequência e Taxa de Conversão de Cliques em Resultados, no caso, leads (CTL).

  1. Para otimizar o CPM (Custo por mil Impressões): Invista em criativos de alta qualidade que atraiam a atenção do público-alvo e aumentem o engajamento. Utilize uma segmentação eficaz para direcionar os anúncios ao público certo, aumentando a relevância e, se possível, nichos onde a competição seja menor. Além disso, experimente diferentes plataformas de anúncios para identificar aquelas que oferecem o melhor custo-benefício para sua campanha.

  2. Para aumentar o CTR (Taxa de Cliques): Crie anúncios altamente relevantes que ressoem com o público-alvo, aumentando as chances de cliques. Posicione os anúncios em locais estratégicos para maximizar a visibilidade e o interesse do público. Além disso, desenvolva anúncios criativos e visualmente atraentes que incentivem a ação imediata do usuário.

  3. Para calibrar a Frequência: Mantenha uma rotatividade de criativos, introduzindo regularmente novos anúncios para sustentar o interesse e evitar a fadiga do público. Monitore atentamente a frequência e ajuste as campanhas conforme necessário para evitar a sobre-exposição e a irritação do usuário.

  4. Para impulsionar o CTL (Taxa de Conversão de Cliques para Resultados): Otimize as páginas de destino, também conhecidas como Landing Pages (LP), para proporcionar uma experiência de usuário rápida e sem obstáculos. Simplifique os formulários de captura de leads para reduzir o atrito e facilitar a conversão. Garanta que o conteúdo da página de destino seja altamente relevante em relação ao anúncio, mantendo a consistência e a confiança do usuário.

Ao implementar essas práticas e monitorar continuamente o desempenho de suas campanhas, você pode melhorar significativamente o desempenho de seus anúncios, alcançar melhores resultados em sua estratégia de geração de leads e otimizar o seu gasto em marketing digital. Caso necessite de suporte para conversar e gerir seu Tráfego Pago, entre em contato conosco, clique no botão "Contrate já" abaixo e garanta uma conversa com um de nossos Executivos sem custo.